terça-feira, 4 de agosto de 2015

Conhecendo Luíz Carlos Prestes

             Foto de Luíz Carlos Prestes, tirada durante a sua visita à Alemanha, em dezembro de 1959

   Nascido em Porto Alegre no dia 03/01/1898, Luíz Carlos entrou para o Exército para estudar engenharia. Era Chefe do Batalhão Ferroviário. 
  No Rio de Janeiro no ano de 1922 não acreditou que as "cartas falsas" de Arthur Bernardes eram realmente falsas. A 29 de outubro de 1924 foi nomeado coronel revolucionário pelo general revolucionário João Francisco. Comandou a coluna do Rio Grande do Sul que saiu do Rio Grande e se juntou, nove meses depois, à 3ª Brigada da Força Pública Paulista que era da Divisão São Paulo.
Luiz Carlos Prestes, cadete da Escola Militar Superior (1919).


  Foi o Chefe do Estado Maior da Primeira Divisão Revolucionária, a marcha de 25 mil km que incursionou pelo Brasil.Em 1926 foi indicado por seus companheiros de revolução para ser o novo general que catalizaria a Revolução de 1930. Aceitou o comando e depois declarou-se comunista. Fato que o deixou sem apoio nenhum de seus antigos companheiros de marcha e de ideais.
  Era o melhor aluno de engenharia e cálculos matemáticos e um dos piores alunos na matéria da arte da guerra. Sua nota de engenharia e cálculos era 10, as notas da arte da guerra era 5,5.
  No ano de 1931 foi para a URSS. Retornou em 1935 a fim de derrubar Getúlio Vargas e instituir o sistema comunista no Brasil. Foi derrotado e preso por nove anos. No ano de 1945 foi candidato ao senado e foi eleito o mais votado. Após isso passou mais tempo exilado na URSS do que no Brasil.
  A Primeira Divisão Revolucionária tem o seu nome (Coluna Prestes) em homenagem ao Exército Brasileiro, pois o comandante dessa Divisão Revolucionária, que era Miguel Costa, pertencia ao quadro da Força Pública Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário